Pré–conferência debate políticas públicas para crianças e adolescentes

Família e Assistência Social
15/07/2009 16h23
Início > Notícias > Pré–conferência debate políticas públicas para crianças e adolescentes

A segunda pré-conferência distrital na área da infância e da adolescência foi realizada na tarde da última terça-feira, 14, no Instituto Dom Fernando Gomes, bairro Siqueira Campos. As prévias são realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O bjetivo principal é fazer o diagnóstico da rede com a finalidade de apontar diretrizes para elaboração da política de atenção à criança e ao adolescente.

Participaram do encontro representantes das entidades governamentais, não governamentais, Secretaria Municipal de Saúde, (SMS), Conselho Tutelar do 2º Distrito e técnicos dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) São João de Deus e Viver Legal. Também comunidade local que abrange o 2º Distrito de Aracaju, que engloba os bairros Ponto Novo, América, Novo paraíso, Capucho, Jabotiana e Siqueira Campos.

De acordo com o vice-presidente do CMDCA, Gean de Paula Santos, as pré-conferências realizadas em cada distrito do município de Aracaju são uma preparação para VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. "Além de preparação o espaço é uma forma de elaborar propostas de diretrizes da política municipal e, em nível nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente", pontuou.

Participação

O vice-presidente comentou ainda a respeito da participação dos adolescentes nas prévias. "Esses são espaços públicos abertos para os adolescentes reivindicarem os seus direitos e ajudar na elaboração das políticas públicas na área da infância e adolescência. Esta participação faz com que eles possam exercer a sua verdadeira cidadania como sujeitos de direitos", completou.

Para conselheira tutelar do 2º Distrito, Silvania de Oliveira, a implantação dos Centros de Referência da Assistência Social têm sido um grande avanço na área da infância e adolescência. "Os Cras e Creas têm contribuído bastante na agilização dos serviços, que são requisitados pelos Conselhos Tutelares como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA]. Essas pré-conferências só têm a consolidar os programas e serviços ofertados pela prefeitura, fazendo com as pessoas possam conhecer os trabalhos desenvolvidos nas unidades sociais", disse.

A representante do Orçamento Participativo, Maura Santos Ribeiro, ficou satisfeita com a oportunidade de discutir os programas sociais do município. "É a primeira vez que participo de um evento como esse e me sinto privilegiada em poder contribuir também para melhoria dos nossos jovens, além de ficar conhecendo os serviços e programas sociais que são desenvolvidos. Com isso, espero que estas pré-conferências realizadas em cada distrito possam trazer grandes benefícios à população", afirmou.

Dias e locais das pré-conferências

Dia 15

Local: 3º Distrito - Fapese
Horário: 13h
Endereço: Rua Lagarto, 952, Centro 

Dia 16

Local: 4º Distrito - Escola Estadual 17 de Março

Horário: 13h
Endereço: Rua Muribeca, Santo Antônio

Dia 17

Local: 5º Distrito - Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bonfim
Horário: 13h
Endereço: Rua A4, 235, Bugio